sábado, 12 de setembro de 2015

Novo artigo publicado

Foi publicado recentemente um artigo meu no vol. 54 da revista Trabalhos em Linguística Aplicada, da UNICAMP. O artigo se chama “Os Lusíadas na tradução de William Julius Mickle: a reencenação de uma translatio studii et imperii”.

Aqui está o resumo:

The Lusiad; or, The Discovery of India, a tradução de Os lusíadas de Camões feita pelo poeta escocês William Julius Mickle, publicada na Inglaterra em 1776, fez sucesso em sua época e no século que se seguiu, sendo até hoje a mais lida e citada entre todas as traduções poéticas de Os lusíadas para o inglês. Este artigo procura demonstrar que a tradução de Mickle (e os elementos paratextuais que a acompanham) é uma reencenação da teoria medieval da translatio studii et imperii (a transferência não apenas do poder imperial, mas também do conhecimento e da cultura do leste para o oeste). Mickle adaptou a epopeia camoniana para o público britânico do final do século XVIII, rotulou-a como "A Epopeia do Comércio" e acrescentou paratextos de cunho ideológico. Manipulando o poema original tanto poética quanto ideologicamente, Mickle transformou Os lusíadas em uma narrativa a serviço do Império Britânico e contribuiu, como outros "poetas do comércio" que celebraram o crescimento da riqueza e poder da Grã-Bretanha, para forjar uma identidade poética e cultural para o Império Britânico.

Palavras-Chave: tradução e ideologia; manipulação; Estudos da Tradução

Aqui está o link para o vol. 54 da revista, onde vocês encontrarão vários artigos interessantes sobre diversos assuntos relacionados à linguística, inclusive sobre tradução e educação.

E aqui está o link para quem quiser baixar o pdf do meu artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário