segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lançamento do último livro da coleção Pañcatantra

A festa de lançamento do terceiro e último livro da coleção Pañcatantra, traduzida por minha mãe, Maria da Graça Tesheiner, junto com Marianne Erps Fleming e a Profa. Dra. Maria Valiria Aderson de Mello Vargas, será na Livraria da Vila da Alameda Lorena (n. 1731), no dia 5 de outubro (sábado), das 15h às 18h.

PANCATANTRA1.cdr

Sobre o Pañcatantra:

“Ao perceber que esta era a essência de toda a ciência política do mundo, Vishnusharman elaborou este cativante tratado em cinco partes.” (Pañcatantra, Livro I, Prólogo)

O Pañcatantra (“Cinco Tratados”) é uma coleção de fábulas compiladas em sânscrito no início da Era Cristã. Essas cinco partes – cinco livros, ou cinco tratados – têm o objetivo de instruir jovens príncipes sobre a complexidade do comportamento humano. A análise dos temas que se entrelaçam é conduzida pelas histórias que se encaixam e pelas sentenças gnômicas intercaladas.

Os cinco livros que constituem o Pañcatantra são independentes em conteúdo e desiguais em extensão (o primeiro livro é bem mais extenso do que os outros). Por isso, as tradutoras da série, Maria da Graça Tesheiner, Maria Valíria Aderson de Mello Vargas e Marianne Erps Fleming, dividiram a publicação da obra numa série de três volumes:

1º. volume - Livro I (A Desunião de Amigos);
2º. volume - Livros II (A Aquisição de Amigos) e III (A História dos Corvos e das Corujas);
3º. volume - Livros IV (A Perda do Bem Conquistado) e V (A Ação Impensada).

O terceiro e último volume, agora lançado, vem completar a série. O Livro IV alerta para a possibilidade da perda do que se ganhou, enquanto o Livro V, para a necessidade de não se agir precipitadamente. A par do caráter moralizante dos ditados e provérbios presentes na estrutura das fábulas, a multiplicidade de opiniões a respeito de cada tema aponta para o fato de que não há verdades absolutas na sabedoria tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário