quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dr. Johnson: Ye Olde Cheshire Cheese

Minha querida amiga Kyky, leitora deste blog, enviou-me estas fotos, de uma viagem recente a Londres.

Na verdade ninguém sabe dizer ao certo se o Dr. Johnson frequentava ou não o Ye Olde Cheshire Cheese. Esse pub não é mencionado nenhuma vez no Life of Johnson, por exemplo. Mas, de qualquer forma, é verdade que Johnson morou, por muito tempo, na Fleet Street (mais precisamente, na Gough Square), e gostava de frequentar os pubs e tavernas de lá.

Fleet St.

Além disso, o Ye Olde Cheshire Cheese (145 Fleet St) procura preservar a atmosfera dos velhos pubs londrinos. Dizem que Mark Twain, G. K. Chesterton, Charles Dickens e Arthur Conan Doyle – entre outras celebridades - eram frequentadores habituais.

Eis a placa indicando aquele que seria o banco favorito do Dr. Johnson:

EU1762

O banco de Johnson fica juntinho à lareira:

DSC09073

Mais algumas fotos do interior do Ye Olde Cheshire Cheese:

Olha o Dr. Johnson lá no fundo!

Dá pra imaginar o Dr. Johnson e seus amigos conversando num lugar como esse, falando mal de todo mundo e dando boas risadas…

Na Wikipedia há um retrato muito interessante, com alguns dos membros do The Club, o clube literário do qual Johnson fazia parte. Clicando na gravura vocês podem chegar a essa página da Wikipedia e ver quem era quem. Boswell é o primeiro a partir da esquerda; Johnson é o segundo.

JoshuaReynoldsParty Um detalhe interessante é que, depois da juventude, Johnson parou de tomar bebidas alcoólicas. Ele era, então, como meu avô, um boêmio que não tomava álcool. (Meu avô, João Santana, fez parte do grupo da revista modernista “Madrugada”, de Porto Alegre – um dia desses falarei mais sobre ele.) Como eu, Johnson era viciado em chá. (Meu avô preferia o café.) Mas acho que o mais importante era mesmo a conversa com os amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário